Marcada por momentos marcantes e discursos lembrando a importância da Confederação Nacional de Municípios (CNM) como aliada na gestão municipalista, a cerimônia de abertura da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorreu na manhã desta terça-feira, 22 de maio. Representando a importância da mulher na política nacional, o hino nacional homenageou as lideranças femininas.
De forma emocionante, um vídeo com fotos e imagens de mulheres que fazem parte da política nacional foi apresentado enquanto o hino nacional era entoado também por uma mulher, em homenagem aos 90 anos da participação da mulher na administração municipal.
A cerimônia de abertura também apresentou aos participantes vídeos institucionais de boas-vindas, com a participação de colaboradores, técnicos e também do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, falando sobre a história do movimento municipalista, sua colaboração na gestão local e apresentando dados importantes das conquistas do movimento nos últimos dez anos.
Para ilustrar a história do movimento municipalista e da CNM, e de como ele se relaciona com a vida dos cidadãos, foi reproduzido trecho do longa-metragem “O Placo da Vida”. Durante a programação do evento, outras duas partes devem ser transmitidas aos participantes.
Além do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e da República, Michel Temer; subiram ao palco os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, das Cidades, Alexandre Baudy, do Turismo, Vinicius Lummertz, e interino do Meio Ambiente, Edson Duarte; diretores da Confederação Nacional de Municípios; presidentes das entidades estaduais de representação municipal; Nick Fabiancic, representante da ONU Brasil; Jhon Abiud Ramírez, representante da Federación Latinoámericana de Ciudades, Municipios y Asociaciones Municipalistas (Flacma); o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza; o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli; o presidente do Sebrae, Afif Domingos; o diretor-geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Vianna; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizetti.
A cerimônia de abertura contou também com a presença dos senadores Ana Amélia (Progressistas-RS) e Wellington Fagundes (PR-MT) e dos deputados Darcisio Perondi (MDB-RS), Herculano Passos (MDB-SP), Valdir Colatto (MDB-SC), Atila Lira (PSB-PI), Júlio César (PSD-PI), Rodrigo Martins (PSB-PI), Mauro Pereira (MDB/RS), Fernando Coutinho (PROS/PE) e Baleia Rossi (MDB-SP).