Ferramenta que promete melhorar a arrecadação municipal é apresentada na Amupe

4 de outubro de 2018

A Amupe reuniu, nesta quarta-feira (3/10) o Sebrae e a Fundação Brava para apresentar aos secretários de finanças de cinco municípios pernambucanos o Portal Meu Município e a ferramenta Otimiza. Participaram do encontro os municípios de Serra Talhada, Toritama, Sairé, São Bento do Una e Moreno que serão pilotos na implementação da ferramenta no Estado.

Desenvolvido pela Fundação Brava, o Portal Meu Município   permite comparações entre os municípios brasileiros. A principal premissa é que municípios com características semelhantes podem possuir resultados parecidos na arrecadação de tributos e gastos públicos. Logo, através da comparação, os gestores públicos são estimulados a melhores práticas para uma gestão mais eficiente. Já a ferramenta Otimiza foi desenvolvida para identificar oportunidades de aumento de arrecadação e de ganho de eficiência nas despesas de Saúde e Educação tendo como base mais de 300 ações recomendadas num plano de ação personalizado e interativo de acordo com as necessidades de cada município.

Durante o evento, Fernando Clímaco, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae falou sobre a parceria: “Encontramos a Fundação Brava com produtos muito interessante, gratuitos e que podem ajudar os municípios a fazerem um estudo de suas finanças e construir um plano de ação que os tornem cada vez mais saudáveis financeiramente. O que a gente espera com essa parceria é que ao final desse processo os municípios possuam melhores condições de investimento na melhoria do ambiente de negócios. Relacionando com a missão do Sebrae que é apoiar as micro e pequenas empresas”, afirmou.

Fernando Rabelo, representante da Fundação Brava, agradeceu ao Sebrae e a Amupe pelo apoio em implementar a ferramenta em Pernambuco. “O objetivo da Fundação com essa ferramenta é que o município possa alcançar o implemento de receita sem que isso implique mais custos para a máquina, com um resultado a curto prazo para que se consiga medir, acompanhar e ver o trabalho que a gestão terá que desenvolver no município”, explicou.

Rabelo detalhou como isso é possível através do Portal Meu Município e o Otimiza: “A  ferramenta é totalmente gratuita, não gerando nenhum custo adicional para a prefeitura. Nela, temos mais de 300 ações sugeridas. A ideia é dar um ponto de partida, apontando caminhos para os municípios e principalmente ações que só dependem da prefeitura. Tudo baseado em dados reais, além de materiais técnicos de consultoria e experiências de boas práticas implantadas em todo o Brasil”, informou.

O plano de ação se dá a partir do diagnóstico final da Otimiza, baseado nos dados oferecidos pelo gestor do municipal ou secretário, tais como processos da prefeitura, processos internos e de cobrança. Após o gestor fazer o diagnóstico no portal Meu Município ele é encaminhado para a ferramenta Otimiza, onde o sistema irá fazer diversas perguntas sobre o município e sua arrecadação e analisar os dados fornecidos pelo gestor, tais como IPTU, ITBI e ISS/Educação e Saúde. Com esses dados a ferramenta gera um relatório personalizado com o potencial de melhoria e recomendações de ações que o gestor pode pôr em prática.

Para o secretário de Administração e Planejamento do município de Sairé, Wendes Oliveira, a metodologia é interessante. “Pelo que foi apresentado da ferramenta ela é algo muito simples que resolve ou pelo menos apresenta soluções que se você for fazer hoje com o que a gente tem nos municípios vai dar um trabalho imenso e talvez não consiga atingir os resultados esperados e necessários. Com uma inteligência artificial dessas se otimiza muito o trabalho do gestor. Além disso, ser gratuita e ter a chancela da Amupe e do Sebrae, nos dá confiança na otimização dos recursos municipais. ”

Ao final do encontro, José Patriota, presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, falou para os gestores sobre a importância da parceria com o Sebrae e a Fundação Brava, lembrando que a iniciativa está em fase de teste, porém precisa do apoio de todos para que possa ser disseminada para todos os municípios e assim melhorar a gestão pública no Estado.


Topo ▲