Pacto para o Combate a Corrupção e Projeto Gestão Cidadã em Surubim

7 de junho de 2018

A Prefeitura Municipal de Surubim, recebeu na última terça-feira (05) o programa Pacto para o combate a corrupção da Controladoria Geral da União – CGU e o Projeto Gestão Cidadã da AMUPE financiado pela União Europeia, na Casa das Juventudes. O encontro propiciou aos gestores a integração de pessoas e ferramentas que contribuirão com Transparência e Participação Social para a Democratização da Gestão Pública Local.

Esse foi o primeiro momento de integração iniciando o monitoramento das metas estabelecidas pelo Município sobre os temas Transparência, Integridade e Controle social nas diversas Politicas Publicas de Surubim.

O encontro contou com mais de 100 participantes entre secretários, técnicos e servidores da Prefeitura.  A culminância deu-se com a assinatura do Pacto para Combate a Corrupção, onde o município é o único de Pernambuco, num Piloto desenvolvido pela CGU que se compromete em realizar capacitações a partir das práticas de controle interno para os servidores da Controladoria Geral do Município e a reafirmação do Projeto Gestão Cidadã no monitoramento dos indicadores do Município e a garantia do fortalecimento da Gestão.

A prefeita de Surubim Ana Célia Farias, destacou a importância de manter os servidores alinhados e atualizados sobre os instrumentos de controle interno para aprimorar as ações já adotadas pela prefeitura. “Temos que mudar a cultura de gestão pública corrupta, a sociedade não admite mais políticos que não trabalhem de forma transparente e participativa. Essa prefeitura tem o compromisso de cuidar das pessoas e para isso vamos fortalecer os canais de participação”, afirmou. O Controlador do Município Antônio Gildácio Barbosa, destacou a importância das parcerias e agradeceu o apoio da CGU e AMUPE nessas ações.

Já a coordenadora do Projeto Gestão Cidadã, Ana Nery, falou da necessidade de implementação de uma cultura de transparência e participação social nas gestões públicas, além de reforçar a   importância de ações afirmativas nessa temática.

O auditor da Controladoria Geral da União, Abelardo Lopes, falou das ferramentas públicas de transparência e do projeto piloto que será desenvolvido durante um ano, afirmando a importância da Controladoria Geral do Município e seu papel fundamental na eficiência da gestão pública.

A Assessora Técnica do Projeto Gestão Cidadã, Verônica Ribeiro, apresentou a linha do tempo projeto, que permanecerá por mais 03 anos e encaminhou algumas atribuições aos servidores que compõem o GT com o objetivo de fomentar o interesse dos participantes do poder público e da sociedade na construção de um plano municipal transparência.

 


Topo ▲