Prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) apresenta projeto de reuso de água finalista do Prêmio A3P

24 de agosto de 2018

23082018 Patriota premiaçãoReciclar esgoto é possível? Sim. É o que faz o Município de Afogados da Ingazeira (PE) por meio do projeto Sistema de Reuso de Água. A iniciativa é uma das doze finalistas do 7º Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que reconhece boas práticas de sustentabilidade na administração pública. Desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a ação premia nesta quinta-feira, 23 de agosto, quatro categorias e o Município de Afogados da Ingazeira concorre na categoria Uso/Manejo de Recursos Naturais.

O prefeito do Município e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, apresentou o projeto que transforma, por meio de biofiltros, esgoto em água boa para a irrigação. “O Município tem buscado trabalhar a questão da gestão ambiental em vários níveis. Por isso, temos buscado fazer parcerias para fazer o uso racional dos recursos nacionais”, explicou.

Patriota contou que a iniciativa já havia sido apresentada no 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em março deste ano, em Brasília. “O programa de reuso de água é um projeto que, inclusive, apresentamos no Fórum Mundial da Água e recebemos convite de vários países para falar do assunto. Nossa cidade é uma cidade pequena no Sertão, mas atrevida, somos ousados. Mas são iniciativas, envolvimento, participação social e equipes com mobilização e com sensibilização que realizamos projetos e conquistamos resultados“, ressaltou o gestor.

A iniciativa
Segundo o prefeito, a iniciativa nasceu a partir da necessidade de reduzir custos e de aproveitar a água utilizada para irrigar a grama do estádio do time de futebol da cidade. Antes da implementação do sistema de reuso, o Município gastava por mês mais de R$ 16 mil somente com a conta de água e acabava por utilizar água potável para essa atividade. “A prefeitura buscou uma alternativa que pudesse ser viável economicamente e ao mesmo tempo uma solução sustentável para cessar o uso de água potável na irrigação.”, contou.

O prefeito explicou ainda que o Sistema Biológico de Efluentes do Estádio Vianão é alimentado pelo esgoto produzido em 150 residências do Município. De acordo com o material entregue aos participantes por Patriota, o esgoto canalizado vai para uma caixa misturadora, onde recebe adição de uma calda bacteriológica, enriquecida com rúmem bovino (resíduo gerado pelo abatedouro regional de animais) e cascas de laranja. Após esse tratamento, o esgoto, já sem contaminação, segue para um filtro de areia e brita, de onde é canalizado para o estádio da cidade. Dessa forma, são produzidos 100 mil litros de água de reuso por dia.

De acordo com Patriota, o tratamento garante água rica em minerais e compostos orgânicos e mantém o gramado sempre verde além da economia na conta de água. “O nosso custo operacional é muito baixo. A matéria prima sai de graça”, contou o presidente da Amupe.

Premiação
O Prêmio Melhores Práticas da A3P é um reconhecimento nacional de projetos-modelo e objetiva reconhecer os projetos implementados, dar visibilidade às iniciativas e incentivar outros órgãos a aderirem à A3P. A premiação acontece paralela ao 10º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública, com o tema Água: Nem Sempre é Muita, Nem Sempre se Renova. E as outras doze iniciativas também serão apresentadas no decorrer do evento.

De acordo com o MMA, a premiação é realizada a cada dois anos e reconhece ações de sustentabilidade desenvolvidas nos órgãos públicos, com projetos implementados. Nesta edição, mais de 70 projetos concorreram ao pleito.

Por: Mabilia Souza 
Foto: Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias


Topo ▲