Riacho das Almas inicia Semana do Bebê e do Aleitamento Materno
8 de agosto de 2018
No primeiro dia, atividades foram realizadas no Núcleo de Atendimento à Saúde da Mulher
A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas iniciou nesta terça-feira (7) as atividades voltadas para a Semana do Bebê e do Aleitamento Materno. Hoje, vários serviços e palestras foram oferecidos gratuitamente às gestantes que estiveram no Núcleo de Atendimento à Saúde da Mulher.
Elas tiveram acesso a vacinas de hepatite, antitetânica e DTPA (que previne a coqueluche nos bebês), testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B, café da manhã, palestras sobre a importância do aleitamento materno e do programa Mãe Coruja, pré-natal e um serviço inédito no município: o ultrassom natural, que consiste numa pintura na barriga das mães que dá a ideia exata de como está o bebê no útero: “A proposta do ultrassom natural é trazer uma conexão maior da mãe com o bebê, o lúdico, e também emponderar a mulher sobre o protagonismo dela na geração de uma nova vida”, explicou a enfermeira obstetra e parteira urbana responsável pela atividade Nayale Lucinda.
Durante toda esta semana, a maior missão é destacar a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê, como afirmou a coordenadora da Atenção Básica de Riacho das Almas Laura Aline: “Se o bebê mamar até o sexto mês de vida, não precisa nem dar água. O leite materno é um alimento completo, que melhora a imunidade da criança e também aumenta o vínculo de amor entre mãe e filho”, disse.