As Eleições Municipais de 2024 terminaram e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez um levantamento com os principais dados deste pleito. Entre os principais resultados, deve-se destacar que oito a cada dez candidatos à reeleição obtiveram sucesso, além da ocorrência do maior quantitativo de prefeitas (730), e a quantidade enxuta de candidaturas, destacando-se a ocorrência de candidatos únicos em 223 Municípios.
Finalizadas as disputas em segundo turno – ocorridas em 51 cidades, é possível avaliar os resultados finais das eleições municipais por todo o país. Dos 5.569 Municípios que contaram com os pleitos realizados no dia 6 e 27 de outubro, em 5.528 é possível atestar um vencedor, enquanto em 41 cidades do país o candidato mais votado encontra-se sub judice.
Dos 3.006 candidatos à reeleição declarados (com candidatura deferida ou aguardando recurso), 2.461 saíram vencedores, 14 foram os mais votados e encontram-se sub judice e 531 foram efetivamente derrotados (sendo 528 no primeiro turno e 3 no segundo turno). Com isso, a taxa de sucesso dos candidatos à reeleição foi de 82%, a mais alta registrada desde o início das reeleições. No segundo turno, somente três dos 16 candidatos que tentaram a reeleição não foram bem sucedidos, o que foi registrado em Canoas (RS), Diadema (SP) e Taboão da Serra (SP).
“Alguns números nos chamam atenção nessas eleições. O avanço no número de mulheres eleitas, por exemplo, ainda que lento, é positivo. Tivemos também recordes em candidaturas únicas e no percentual de reeleitos, além de queda no número total de candidatos. É uma eleição com dados que despertam a atenção, como a influência, a nível de partido, do governo estadual nas eleições. A alta taxa de reeleição sugere que a população não optou por mudanças significativas no comando das cidades, seja pela avaliação positiva em relação ao que vem sendo realizado, ou ainda pela própria redução no número de candidatos que concorreram”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Partidos
O levantamento aponta que o partido político dos candidatos eleitos no segundo turno teve a influência do partido do governador. Aproximadamente 65% dos eleitos em segundo turno pertencem a cinco partidos: PSD (9 ou 18%), MDB (7 ou 14%), PL (6 ou 12%), UNIÃO (6 ou 12%) e PODE (5 ou 10%). Esse resultado também é similar ao apresentado no primeiro turno, com PSD, MDB e PP liderando em número de cadeiras. Esses partidos também obtiveram maiores taxas de sucesso em suas candidaturas, evidenciando o sucesso de partidos do centro no atual pleito.
Estudos CNM
A CNM vem divulgando uma série de estudos temáticos sobre as Eleições Municipais de 2024. Os oito primeiros volumes tratam das características dos candidatos, do eleitorado, do fenômeno de candidatos únicos, das disputas partidárias e do resultado das Eleições em 1º turno.
Neste último volume da série são apresentados os resultados finais das eleições municipais de 2024, incluindo as disputas de segundo turno. De acordo com os dados levantados pela CNM junto ao TSE, há definição eleitoral em 5.528 Municípios do país, enquanto 41 cidades dependem de deferimento na justiça.
Da Agência CNM de Notícias