Cerca de 150 Municípios apresentaram nota igual ou superior a 0,8 no Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (Idam), uma ferramenta da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que monitora a atividade econômica relacionada ao meio rural. O dado representa um aumento de 14,5% perante os 131 listados na edição anterior. Esse aumento dos Municípios agropecuários foi observado, principalmente, nas regiões Centro-Oeste (+11) e Sul (+7). Destaca-se que todos os Municípios do Nordeste nesta categoria também integram a região do Matopiba.
O Idam foi lançado pela CNM em 2022 e busca apoiar os gestores no planejamento e na organização das ações municipais de incentivo ao desenvolvimento da produção rural. Esse Índice ranqueia os Municípios, a partir de um ano-base, de acordo com quatro dimensões definidas: i) produção e produtividade; ii) geração de emprego formal; iii) captação de crédito agrícola e pecuário; e iv) arrecadação (Imposto Territorial Rural (ITR)).
O estudo, produzido pela área técnica de Desenvolvimento Rural, analisou o perfil dos Municípios na variação da agropecuária municipal com base no Idam. O Município de Mineiros (GO) alcançou a primeira colocação no Idam 2024, com índice 0,9640. Na sequência estão outros dois Municípios goianos: Paraúna e Cristalina. As vinte maiores cidades agro concentram-se nos Estados de GO, MS e MT. A cultura da soja foi responsável por 57% do valor da produção gerada nos Municípios agropecuários.
O Estado do Acre teve um aumento no Idam de 10%, efeito do aumento na dimensão produção
(28%). De acordo com o levantamento, houve uma retração no índice em Sergipe, de -9,2%, e no Amazonas, de -7,7%, resultante da retração nas dimensões emprego e produção.
Para conhecer a colocação do seu Município e a evolução, acesse aqui.
Da Agência CNM de Notícias