Nesta quinta-feira, 6 de junho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lança mais um episódio do projeto Municípios em Foco: CNM e a Reforma Tributária. Abordado pelo auditor fiscal do Município de Marabá (PA), Wellington Sobrinho, o tema do vídeo é a coordenação da fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
O representante municipal destaca que os Municípios precisam estar atentos à temática para garantir o sucesso do sistema tributário municipal. “A reforma tributária não é apenas um debate distante em Brasília. Ela tem um impacto direto em cada prefeitura, em cada rua, e em cada escola do nosso país”, disse o especialista ao explicar como a reforma tributária modifica o sistema tributário brasileiro.
“O IBS e o CBS são pilares da reforma tributária sobre o consumo simplificando esses tributos substituíram vários tributos federais, estaduais e municipais. Essa unificação visa a simplificar o sistema tributário, reduzir a burocracia e aumentar a eficiência arrecadatória. A coordenação da fiscalização desses tributos envolve a integração de órgãos municipais, estaduais e federais para garantir o cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes”, explicou o fiscal tributário.
De acordo com Wellington Sobrinho, os impactos dessa coordenação são essenciais para que tudo funcione da forma correta. “Ao simplificar o sistema tributário e combater a sonegação fiscal, os recursos arrecadados podem ser mais eficientemente direcionados para os serviços públicos essenciais”, destacou. O especialista exemplifica ainda em quais setores os gestores municipais poderão enxergar essa eficiência na prática.
Confira o episódio completo
Por Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias