O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, recebe nesta 5ª-feira (26/07), uma delegação do Governo da Mauritânia, na África, dentro da parceria PNUD/Amupe. O PNUD é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é a agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU e trabalha principalmente pelo combate à pobreza e pelo Desenvolvimento Humano. O PNUD está presente em 166 países do mundo, colaborando com governos, a iniciativa privada e com a sociedade civil para ajudar as pessoas a construírem uma vida mais digna.
O objetivo da missão é intercambiar experiências no processo de Desenvolvimento Econômico Local. Na pauta: a) O fortalecimento da Governança Regional e Desenvolvimento Local, com envolvimento das partes interessadas em diferentes níveis; b) Introdução de uma estrutura sensível ao gênero, que agilize e coordene as intervenções de Desenvolvimento; c) Estabelecimento de mecanismos de financiamento adequado que traduzam os processos de governança e planejamento em ações de impacto sobre a condições de vida das comunidades locais.
O programa é uma plataforma com múltiplas partes interessadas, para localizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover o Desenvolvimento Econômico Local (DEL).
O interesse da Missão de Mauritânia é aprender a experiência do Brasil em governança regional e desenvolvimento econômico local, com perspectiva municipal. Estarão presentes Mário Samaja, José Levy e Ieva Lazareviciute (PNUD). Da Mauritânia, vão estar: Mohamed Soueidatt, Secretary General, Ministry of Interior and Decentralisation, Abdy Abdy, Directeur General of Territorial Collectivities, Ministry of Interior and Decentralisation, Meimou M’Hamada, Directeur General of Territorial Administration, Ministry of Interior and Decentralisation, El Aliya Menkouss, Vice-President, National Association of Mayors, Mohamed Teghre, Director of Strategies and Policies, Ministry of Economy and Finances
A Mauritânia está situada no Noroeste da África, com cerca de 350 milhas (592 km) do litoral no Oceano Atlântico. Faz fronteira com Marrocos no Norte, Argélia e Mali, a leste, e do Senegal, a sul. O país é mais deserto, com exceção do vale do rio Senegal fértil na terra do sul e pastagem no Norte.