Acordo de Cooperação entre a Amupe e IFPE, desenvolve nova tecnologia para o deficiente visual
30 de outubro de 2018
O Instituto Federal de Pernambuco/Campus Recife, através do Grupo de Engenharia e Desenvolvimento de Soltware e o Laboratório de Geotecnologias e Meio Ambiente, desenvolveu uma tecnologia assistiva para o deficiente visual. São óculos sensoriais apresentados nas Oficinas Synesthesia Vision e doados para as prefeituras, através de acordo de Cooperação entre o IFPE e a Amupe. Os óculos estão ajudando na locomoção segura para os cegos auxiliando-os a localizar obstáculos acima da linha da cintura.
O princípio de localização dos obstáculos é baseado em geração de som 3D ( (som binaural) similar ao senor de ré. Os óculos não substituem a bengala, eles servem de complemento.
A experiência do Instituto está sendo estendida aos municípios interessados. Afogados da Ingazeira já realizou oficina neste sentido que contemplou os municípios de Iguaracy, Tabira, Triunfo e Sertânia.
Explicam os professores do IFPE, Aida Araújo, Ioná Barbosa, Gilmar Gonçalves de Brito e o estudante João Vitor Mousinho , que ministraram oficinas, que para os óculos funcionarem necessitam de uma fonte de energia (carregador de celular), do aplicativo synesthesia vision (distribuído gratuitamente do google play store) instalado em celular android e de fones de ouvido. Verifique na página do projeto (http;//synesthesiavision.com ) que disponibiliza todas as informações necessárias para instalação/manutenção do software do aplicativo e dos óculos, e para montagem dos mesmos o (hardwere).
Eles dizem também que os óculos não é o produto final, que está em fase de testes, mas é a esperança de uma maior qualidade de vida para quem precisa. A segunda oficina de Óculos será realizada nos dias 28/11 e 01/12 durante a Feira de Empreendedorismo em Afogados da Ingazeira