Prefeita de Surubim representa a Amupe em evento da Escola de Controle Interno sobre Ferramentas para governança

27 de março de 2019

A vice-presidente da Amupe e prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, representou a entidade em evento ontem, (26/03) promovido pela Escola de Controle Interno da Secretaria de Controladoria Geral do Estado (SCGE). Com a temática “Framework COSO ICIF 2013”, metodologia que permite a tomada de decisões mais assertivas na governança, com base na avaliação do gerenciamento de riscos, controle interno e auditoria, o encontro contou com Palestra da professora doutora do programa de pós-  Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rossana Guerra de Souza. O evento foi realizado no Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) e contou com a presença de cerca de 250 gestores de órgãos públicos e entidades sociais.

 Ao abrir a programação, a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, destacou a importância do evento. “Ao promover esta palestra, nosso propósito foi o de aprimorar ainda mais o desempenho organizacional e de governança da estrutura do Poder Executivo do Estado e de instituições parceiras”, frisou. Ela também destacou que ao trazer a explanação sobre o método ‘Framework COSO’, Pernambuco segue uma referência internacional. Essa metodologia possibilita uma maior garantia em relação ao cumprimento das metas organizacionais, minimizando impactos negativos na aplicação de recursos públicos e na própria máquina administrativa.

Em sua exposição, a professora Rossana Guerra enfatizou que o controle social demanda do gestor a entrega de serviços ágeis e precisos, sendo a transparência um grande aliado neste procedimento. De acordo com ela, no mundo tecnológico, os processos internos precisam ser bons, ao ponto de gerar benefícios já na primeira tentativa. “Não temos mais a opção de errar”, ressaltou. “Estratégia, liderança e controle são ferramentas essenciais para que a governança produza valor social”, complementou.

A professora destacou, ainda, que a metodologia proposta pelo COSO é um modelo para a aplicação de um bom sistema de controle interno. Sua estrutura tem como base o ambiente de controle; a avaliação de riscos; a atividade de controle; a informação e comunicação; e as atividades de monitoramento.

A prefeita Ana Célia Farias, enalteceu a iniciativa da SCGE, elogiando a palestra da professora Rossana Guerra e observando que essa ferramenta é suma importância para os gestores públicos municipais.


Topo ▲